viernes, abril 27, 2007

Sevillana em 4 lições



Sevillana #1

... E fez-se a luz em Sevilla! E foi na meia-noite de hoje, dia 23, no terreno que abriga as milhares de “casetas” que formam a grande Feria de Abril. Da varanda do oitavo andar pude ver El Alumbrao (o momento em que iluminam a portada e as ruas), e emocionar-me com ele. Em poucos segundos o terreno antes escuro se converteu em palco: danças, trajes, cavaleiros... Um grande espetáculo regado a reburritos – uma mescla estratégica de manzanilla e 7Up para prorrogar a borracheira.

As casetas são, basicamente, pequenas tendas privadas. Cada uma tem sua decoração, seu bar, sua música. E os convidados são amigos (ou amigos dos amigos) dos donos. E é nesse espaço estreito e comprido que a feria acontece. Foi numa dessas, na Sugerencia – sim, cada uma tem um nome diferente – que “aprendi” a dançar a sevillana número 1.

Primeira lição: conhecer a música. Segunda lição: me perdi neste ponto... Coordenar braços e pés só pode ser um dom divino. Suspeito que Deus seja sevillano!



Sevillana #2

Feria dia 2 – se é que é possível dividir o tempo em dias durante a Feria... Como algo natural, eles são simplesmente emendados. Não há noite ou dia, ou hora de comer ou hora de dormir; sempre é hora para o que se quer, seja isso uma dança ou uma tortilla.

O calor infernal pouco importa também. As mulheres, que por algum encanto cigano seguem impecáveis, desfilam trajes e cabelos. Agora as luzes têm que dividir espaço com as cores das saias! Caminhei feito uma louca na inútil tarefa de tentar, com um clique, captar a estética da coisa.

Não tem nada mais gracioso que uma garotinha de três anos, com seu leque e seus brincos amarelos, bailando graciosamente uma sevillana. Não tem nada mais engraçado que ver uma guiri (uma estrangeira, como eu) tentado, sem sucesso, terminar a música no tempo correto.

Onde estão meus genes espanhóis que não se manifestam???



Sevillana #3

O mais sevillano dos dias: tourada + traje flamenco + Feria. Sim, mais um dia de Feria! Mais um dia de sevillanas (e, por fim, de alguns acertos) e desta vez, como manda o figurino. Até a sevillana número 2 comecei a aprender! O espírito de festa faz milagres...

Outro milagre foi eu ter ido à tourada – tema para o qual reservarei as próximas linhas deste blog. A noite terminou com em grande estilo ao som de La Cucaracha, a pobre que já não tem as patas de trás.

Terceira lição: nem a chuva tira a disposição dos sevillanos!



Sevillana #4

Não poderia imaginar final mais inusitado para uma semana de Feria: um almoço mexicano ao som de música brasileira! Graças à disposição e ao talento culinário da Yenny, minha amiga de Cancun, nos deliciamos com quesadillas e burritos. !Gracias chica!

Quarta lição: A Loren me disse que para ser boa, a Feria precisa ser aproveitada em boa companhia. A teoria foi confirmada! Gracias a los amigos, y a los amigos de los amigos.
..............................................




9 comentarios:

Anónimo dijo...

Hey...

Parece que a festa foi completa então. Muita música, comida, muitas pessoas, danças, bebidas e tudo mais que uma boa festa merece.

E a sua roupa de Sevilhana caiu como uma luva em você... ficou linda em você. Acho que sou suspeito para falar... Mas opiniões de terceiros podem confirmar a minha indagação.

Fico extremamente feliz em saber que você está aprendendo coisas novas nessa sua jornada epistemológica. E é claro, após, eu sugarei como uma esponja todas as coisas belas dessa lição existente em sua segunda vida.

Bem... vou ficando por aqui...

Beijos grandes,

Fabio

Anónimo dijo...

Como disse o Sung, você ficou linda de espanholinha!
Que legal tudo isso Lau, fiquei feliz sabendo que você aprendeu as sevilhanas. Era uma das danças que eu mais gostava...é simplesmente linda!

Isso tudo é completamente diferente do que temos aqui, e despertou uma imensa curiosidade e interesse. Deve ser demais, não consigo nem imaginar isso acontecendo aqui no Brasil.

Que bom que você esta vivendo tudo isso!
Beijo enorme e cheio de saudade da irmã que te ama demais!

Rita Branco dijo...

Laurinha, Laurinha...
Vc há de concordar comigo...
Êta povo prá fazer festa, este povo ibérico hein???
Já dá prá ver a quem puxamos!!
Beijos! Aproveita! Estás lindíssima!

Anónimo dijo...

lauuu!
saudades de você, garotinha!! mtaaas!
mas fico feliz de saber que tá tudo bem aí! e adorei o traje! ficou ótimo!! traz ele na mala?! heheh!!

fica bem aí, moça!! e dá sinal de vida!
saudades grandesss!!

mari

Anónimo dijo...

aaaaaaaaa!!!
acabo de receber um certo cartão postal!
pode deixar que na quarta-feira, quando voltamos às aulas, anunciarei a todos as novidades!!
saudades suas tb, chuchuzão! fica bem!!!

=***

Anónimo dijo...

Laurinha,
Que linda que você estava de espanholita! Eu queria estar aí nessa comilança e bebelança. Ma so mais importante é o que você falou no final.....os amigos e as pessoas é que fazem a diferença!Um beijo enorme MAMI

Anónimo dijo...

Laauuuuuuuuuuu táaaaaa lindaaaaaa!!
Saudadeeeeeeeeeeeeee só o tenho a dizer
Beijos

Anónimo dijo...

Laurinha!!
Que lindas as fotos!!Uma bela espanholita!!:)
Ah,adorei o postal!!
Sempre é muito bom recer notícias tuas...
Beijao bem grande e com saudades,
Dani.

Anónimo dijo...

Que linda Laura!!! Eu sei que faz tempo que não escrevemos.. mas fique sabendo que o Paulo e eu pensamos sempre em vc!! estamos com saudades!! Aproveita muito!!