jueves, mayo 10, 2007

Cultura ou tortura?


Atrasada, para variar, entro pelo portão 18. Sem a opção de chegar ao assento que era meu por direito, provado pelo bilhete de 21 euros que possuía, sentei-me ali mesmo, no que sobrava de espaço entre a passagem e uma fila de espectadores. A cancela se abriu e, ao ver o touro sair em disparada com sua força, velocidade e valentia quase que divinas, tive a sensação de que o anunciado espetáculo sevillano seria mais do que uma prova para o estômago: seria uma prova para a minha consciência (já levemente arrependida por haver me permitido estar ali). A seguir, minha tentativa de redenção...
........................................................

Arena lotada. O toureiro, aquele ajoelhado em frente à cancela, pronto para dar as boas vindas ao desafiado sob os gritos de “olé”, suja de terra as calças justas e acinturadas. Além de visíveis intenções de chuva, havia algo de Pão e Circo no ar. Engoli seco. Sai o touro, levanta o toureiro o pano rosa e amarelo, faz pose, sai. Entram os 6 ajudantes, cada um com igual capa bicolor.

Os seis se revezam, toureiam, livram os companheiros de invertidas não esperadas. Com o que sobra de minha atenção, prendo o ar nos pulmões e o som da corneta rouca que agora cala a multidão me faz pensar que, por algum milagre (o algo mais factível como a tempestade que se aproxima), os organizadores tenham decidido cancelar o show.

Entre esse instante e a entrada de um cavaleiro na arena, tenho a ingenuidade de pensar que o animal ainda sairia vivo dali. Não poderia estar mais equivocada! Desde seu cavalo (outro pobre animal que vendado, aceita sem lutar os golpes dos chifres), ele espeta o touro bem no dorso. E usa os pés para tirar a lança do couro espesso. Não consegue. O público se agita, o touro mais. Por fim, a lança sai. E sai sangue, e mais. E sai.

Mas o touro segue forte, os ajudantes percebem e se antecipam a picá-lo com bandeirolas. 1, 2, 3 agulhadas. Isso é o que eles chamam de “igualar forças”. Com quê motivo, não sei... (posso sugerir 'autoafirmação-atropocentrista crônica', se os satisfaz).

Um deles perderá, ou o toureiro ou o touro. E todos fazem de tudo para que seja o touro, é obvio. Dou-me a liberdade de constatar que o motivo do espetáculo é a morte do boi. E esse é o aspecto macabro da coisa: todos se divertem!!!

Vibram ao ver o animal se ajoelhar diante do toureiro – que só entra depois que o touro já está visivelmente debilitado; pedem música para embalar os grandes momentos do herói de calças curtas e pose soberba; reprimem quando o bicho não é suficientemente “bom” (é dizer, quando se recusa a lutar e a revidar as provocações. Mas os homem esquecem que talvez ele só esteja querendo acabar logo com a situação vexatória em que se encontra. O instinto de não querer dor é dos animais, sapiens sapiens incluídos).

Minhas mãos suam e meus olhos já se preparam para esconder o iminente golpe fatal. Por sorte do touro, ele não tardou. Pouco acima da cara, certeiro. E ele cambaleou, de um lado, de outro e, por fim, o animal que eu havia visto entrar esplêndido em seu tamanho, forte, vigoroso e violento caiu quieto à margem da arena, pequeno diante do ego de seu carrasco. Sorte do cavalo, que entra e sai vendado. Palmas. Acabou-se a primeira tourada de seis. Engulo seco e vejo que a chuva de fato se aproxima rápido, mas não a tempo.

7 comentarios:

Anónimo dijo...

Hey...

Poxa Laura! Ao mesmo tempo em que eu me emociono diante de seu texto, eu vejo com as suas palavras, que o instinto humano é ainda muito primitivo. Ou pelo menos você conseguiu me convencer disso! hehehehe
Mas sim, eu realmente acredito que o homem ainda é uma animal muito inconsequente. Ma há salvação! O Papa está aqui!!!

Mas enfim, coitadinho dos tourinhos, homens maus, maus, maus, mundo injusto, exploração capitalista, alienação em massa, blá, blá, blá... mas quem nos entende né?? hehehe

Um grande beijo do seu grande adimirador nada secreto...

fabio.

Anónimo dijo...

Laurinha!!!!

Não faz muito tempo eu estava indo surfar e estava me perguntando quando(ou se), vc iria a uma tourada....

Questão respondida, e como em meu imaginario, rendeu mais um post no blog....

Não vou fazer nenhum comentario direto sobre o assunto, pq acho que só quem viu isso acontecer ao vivo pode ter uma opinião concreta formada sobre o acontecimento. Já vi algumas vezes pela TV, mas não é a mesma coisa, ali tem aquela distância virtual que separa cada vez mais nos humanos, de viver relações verdadeiras com o resto do mundo...

E falando nisso, estou quase parando de ver Tv....
(O proximo passo é parar de terminar as frases com Três pontinhos...)

Humanos humanos...Ah pobres humanos!

Falando em humanos, tem um em especial me fazendo bastante falta.

Beijo Beijo

Se cuida!

Unknown dijo...

Ai, que rica.

Querida, você faz em terras distantes o que sonho fazer desde muito. Unir o útil ao agradável, ainda que o grotesco seja o pesadelo de que às vezes temos de provar em todo esse onirismo.

Sua escrita me emociona e me anima: poderei eu, algum dia, compartilhar de uma experiência assim? Você me mostra que quem escolhe o impossíviel somos nós mesmos, sapiens sapiens.

Um beijo com saudades não mesquinhas

Thiago "labfoto again"

Sim, a agência saiu

Anónimo dijo...

lauuuuuuuuuuu
pensa numa pessoa com saudades??
sou eu...
td bem? ai tourada então...
to na corrida e n consegui terminar de ler o teu texto, mas até onde eu li....ai céus..
parece q vejo vc ..
te cuida garota, eu continuo a msm maluca de sempre...
saudades imensas
bjos enormes pra vc!

Anónimo dijo...

Laurinha

TE AMO
PRIMINHA

SE CUIDA

SAUDADEEEEEE

Rita Branco dijo...

Querida Laurinha,

Faça como uma boa brasileira, valorize só as coisas boas: as roupas elegantes, a postura do toureiro, os rituais, a música.
O resto...pobre gente louca!

Beijo, saudades!

Anónimo dijo...

LAU!!!
Nossa meu qnto tempo q eu n passava aki!!
Pensei em passar e soh deixar um comentário...Mas n tem como...seus textos prendem a atençao e não deixam a gnt ter vontade de parar no meio!! Mto mto mto bons!! ;)
Adoro saber q esta bem ai...Feliz...Aproveitando..!
Só espero q n tenha me esquecido!!!
Te mandei um email esses dias falando sobre ir p Espanha...mandei no hotmail pq n consegui mandar no outro...!!
Dá noticias tá sister?!
Saudades imensas de vc!
Bjinhos e se cuida