martes, abril 10, 2007

Quando se discute religião



Fim de Semana Santa. Entre o jamón e a tortilla de patata, minha torta salgada parecia uma intrusa na mesa dominada pelas iguarias espanholas. Valente e já pela metade, a brasileirinha de cebola, tomate e carne observava atônita a conversa acalorada. O tema, “Semana Santa: devoção, religiosidade ou espetáculo turístico?”, enchia o buraco da roda formada por 13 espanhóis (uns laicos, outros nazarenos, e outros mais ou menos um pouco de cada) e duas outras brasileirinhas, igualmente intrusas.

Uma delas era eu. Na hora que se seguiu, pude verificar e comprovar quase cientificamente que a imagem do espanhol bravo, teimoso e cabeça-dura é real. Deus! Até a corajosa Esperança Macarena, santa que sai de procissão mesmo em dias chuvosos e recebe os gritos de “guapa” por onde passa, foi alfinetada.

Uns diziam que a Semana Santa de Sevilla, “a maior do mundo”, tem pouco caráter religioso faz tempo, e que quase nenhum espectador das procissões esta lá por fé ou devoção. “Possui sim um grande valor, mas é um valor mais cultural que católico”. Eu muda. “Quem diz isso é laico, mas ninguém que tenha algum laço espanhol pode se afirmar laico. Todos nós temos uma pontinha católica”, rebatia um lado. “Eu sou espanhol e não tenho religião !hombre!”, dizia alguém que tentava ser ouvido.

(Neste momento, não pude deixar de lembrar de meu pai: “!A Saragoza o al pozo!”)

“Mas você não pode dizer que a música, que a estética da coisa de maneira geral não te comova. É claro que comove! Você não precisa ser católico para sentir”, dizia uma devota. Em uma brecha, fui solicitada: “Vamos deixar quem veio de fora dar sua opinião!”. Tentei ser neutra e puxar o tapete para o meu lado, falando um pouco das comemorações no Brasil. A voz da razão me dizia que não seria responsável jogar lenha na fogueira. Amém!

Em poucos minutos a discussão já enfocava a maneira como representam Cristo levando a cruz, se é física e anatomicamente possível ou não. Uma loucura! Já havia percebido a importância da religião católica na cultura espanhola, mas não imaginava o esforço argumentativo poderia suscitar!

Ao final, todos seguiam amigos, é claro. E, as quatro da madrugada, depois de fado, forró e vinho (rolou tudo isso, juro!), foram todos para a rua ver a última das procissões, devotos e não. Eu fui dormir, mas me disseram que o passo não contou com muitos seguidores – certamente porque era fim de festa, sábado de madrugada, e os sevillanos tentavam se recuperar da semana de vigília.

No dia seguinte restava a cera nas ruas, as fotos, o cheiro de incenso na casa e alguns pedaços de torta de carne. A famosa Semana Santa de Sevilla passou linda, como passou a Macarena, com suas velas e suas flores, diante do balcão onde eu estava. !Guapa!


..................................................................................................................................

*Fotos: 1- Esperança Macarena, esplêndida. 2- Reunião para acompanhar as últimas procissões. Fado, forró, boa comida e risadas. Agradabilíssima!

Próximo post... Lisboa: o melhor para si

12 comentarios:

Anónimo dijo...

Lau,

Não sei se vc sentiu a mesma emoção que eu quando participei da semana santa na Espanha.
Acho que as pessoas esquecem o verdadeiro sentido dessa semana e se preocupam mais em discutir, só por discutir... sei lá.
Acho que vc está vivendo momentos da cultura dos espanhóis que poucos brasileiros viveram. Na minha opinião a semana santa com certeza é o mais bonito!
Não existe nada mais emocionante que escutar uma saeta, no meio da multidão, de madrugada, e ver a virgem passar tão perto.
Essa experiência vai ficar pra sempre.
Um beijo grande.

Analú

Felipe Oliveira dijo...

Laurinha,

Como é bom entrar no seu blog e ver que um novo post nos espera!

Não tenho comentado com regularidade mas tenho acompanhado tudo! Juro!

Um Beijo Grande

Fe

Anónimo dijo...

Lau,
Que delícia participar de tudo isso! Deve ter sido maravilhoso....inesquecível!
Só não consegui entender como sua torta ainda estava pela metade naquela altura da noite.
Fiquei com água na boca!
Um beijo com muitas saudades
Mami

Anónimo dijo...

Oi Lolis! Voce foi muito esperta de não entrar na "polemica".

Mas entre nós - quando a gente está acostumado com essas discussões, acaba sendo muito divertido assistir!

Um beijo grande,

Papi

José Lacerda (Jolac) dijo...

Oi, Laura
Admiro a sua coragem de participar de uma reunião com um monte de espanhóis e não provocar uma polêmcia brava, direta, daquelas...
Eu já teria partido para a briga, e enquadraria esses que se dizem laicos, num país eminentemente católico. Isso é falta de responsabilidade.
Seria como ser brasileiro, morar ao lado do Maracanã e se dizer "laico" em futebol, não saber que foi Pelé, ou que o Romário fez 999 gols e está esperando pelo milésimo.
Aguardo sua crônica sobre Portugal, com aquele estilo que a caracteriza.
Um enorme abraço saudoso.
Jolac

Rita Branco dijo...

Laurinha, Laurinha

Grande sabedoria!

Me parece que por aqui, discussões são para tudo! Definitivamente tudo! Como vc disse pelo prazer de ser contra. Com o tempo aprendi: assisto a discussão como mera espectadora, é muito mais divertido!!!

Sobre a religião: o que mais ouço por cá é o seguinte: "os brasileiros, sim! esses é que são religiosos! não tiram Deus da boca, estão sempre a dizer se Deus quiser, Graças a Deus"
E eu como mera espectadora, tenho vontade de lembrá-los: Hello!!! Nós
índios, estavamos lá bem sossegados, quando chegou uma caravela cheia de portugas, e a primeira coisa que vocês fizeram foi rezar a tal Primeira Missa!! Por favor, não me falem que são laicos!!!!!
Mas... eu que não sou da turma da discussão, como mera espectadora budista e com criação católica penso com meus botões: Pai, perdoai-vos, eles não sabem o que falam!! hehehe

beijos, da Rita ainda indignada, por não ter tido oportunidade de te mostrar o Porto (ainda!!), mas feliz por saber o quanto você está aproveitando tudo!!

Anónimo dijo...

Lau!!
Que experiencia incrível! Deve ser emocionante participar de uma semana santa como essa.
Quanto à discussão, você fez bem em não fazer polêmica, melhor ficar na tua e não tomar partido, ainda mais em meio a tantos espanhóis.
Estou com muita saudade, e esperando mais relatos sobre a viagem!
Beijo enorme

Anónimo dijo...

Oi Lau linda!! =)
Que semana agitada! Que inveja...rs!!
Nao tive aula a semana inteirinhaa...e não sai de casa!hahaha!!
Vi a Rassi 3a e mais nada..!! Foi divertido!
Qro mto ver seu proximo post!!

Ahhh só apareceu UMA foto no post...n sei se deu problema aqui ou no seu posto mesmo!!

BJinhos Lau!Saudades


Ps:Briguei c o Edu menina...depois te conto! N tenho te visto mais na net...

Anónimo dijo...

Hey...

Eu estava pesquisando sobre as festas espanholas um dia desses, e com muita dificuldade consegui achar algo quase de bom sobre o tema. E este, por fim, deveria ser utilizado para uma apresentação de faculdade. Pensei em você. Mas era tarde para pedir ajuda à universitária espanhola, pois o trabalho era no dia seguinte de manhã.

Então, no dia seguinte, de manhã, apresentei o trabalho e... bem...não importa. Apenas não foi como eu esperava........ Tá, na verdade foi exatamente como eu estava esperava.

Mas quando cheguei em casa, pela noite, liguei meu computador, abri o internet explorer no www.asevilhana.blogspot.com, e me deparo com o seu texo.
Merd!$!@!! Por quê, ô DEUS, eu não entrei antes no seu blog!!??!!

- Eu precisava disso para argumentar o meu trabalho e blá,blá,blá. Me lamentei o resto da noite.

Só para não encher o saco eu vou resumir... por favor, continue escrevendo. Para o bem da HUMANIDADE. Nós precisamos algo de bom para ler sobre festas espanholas e etc...

Beijos grandes!!

ps: Essa estória que acabei de contar foi uma baita mentira. Foi só para arranjar algum assunto para justificar minha puxação de saco pela LAURA.

kabritu dijo...

E ai Laurinhaaaaaaa...
como que ta mulher ?? tudo bom ?? Po, muito bom receber noticias suas .. pelo visto ta aproveitando muito por ai né?!?! Nossa nem me fale Laurinha, eu estou na fase dos espasmos.. lembra??!!? ahuahu como vc tava antes de ir ?? to mais ou menos assim.. Mas to felizão só esperando dia 25 pra embarcar. Meu bem que a Analú falou que vc escrevia muito bem. Seu blog ta muito bom. Vc tem um texto envolvente. Laurinha, se cuida por ai, muito boa sorte e aproveite ao máximo tá??? se quiser dar uma esticadinha até a Austrália, fica a votnade.. hauiahuaah .. Bjao espero mais noticias!
kabritu

Anónimo dijo...

Laurinha!!!

Nossa,como eh bom ler as tuas histórias e saber notícias tuas!!
Sempre entro no teu blog,mas já fazia um tempinho que não fazia comentários!
Ao ler o teu texto,consigo imaginar direitinho o que deveria estar acontecendo no momento...teu texto eh daqueles que "fisga" a gente!!
Por aqui está td tranquilo...as aulas melhoraram bastante em relação ao semestre passado...estamos sentindo a tua falta!!
Laurão, continua aproveitando ao maximo aí!!
Saudade tua,guria!!:)
Beijao,
Dani.

Anónimo dijo...

Laurinha,

Meu pai já me ensinava: em conversa de futebol e religião, não se deve entrar na discussão.
Mas saiba que o que mais me chamou a atenção nesse teu post foi justamente a reunião em si. Pude perceber pela foto anexada que o grupo é bastante heterogêneo em termos de faixa etária, mas, certamente vc era a mais jovem dentre todos.
Isso sim pode ser traduzido numa única palavra: EXPERIÊNCIA.
Acredite-me: bateu-me uma baita saudade daqueles altos papos entre a minha família e a sua (lá na sala da sua casa,depois do almoço de páscoa, tomando o cafezinho de saideira junto com alguns daqueles biscoitos que a sua avó Vivi prepara com maestria), sobre assuntos sérios, maluquices da sua mãe na juventude, medo de assombração da Carla, etc.
Volte logo para que possamos tomar o mesmo café e desfrutarmos das suas EXPERIÊNCIAS VALENCIANAS.

bjs,

Maurão