sábado, febrero 24, 2007

Calle Vergara, 07 - Macarena/Sevilla - España 41003




3h da madruga, vontade de água. A incursão delicada pelos cômodos e corredores escuros, no meio da noite, não é difícil quando estamos na nossa casa. Não há degraus-surpresa, nem precisamos ligar a luz para saber onde está o copo, o pacote de bolachas ou o fósforo. Está tudo na cabeça, os movimentos são praticamente instintivos, certeiros.
Quando cheguei na pequena-grande casa situada no número 7 da rua Vergara, não imaginava que uma das primeiras instruções da anfitriã seria sobre como utilizar os interruptores - que não são poucos! Depois entendi: a casa da Lorenza tem 3 andares e um 4o que pertence aos gatos (o terraço). Todos eles são cortados por um confortante corredor de luz que vem da clarabóia - que nos permite ver cada detalhe da torre gótica da igreja de São Marcos, a vizinha da frente.
Meu quarto deve ter 3,50m por 2,50m (relevem minhas noções de medida!). Poderia ter escolhido o maior, com cama de casal. Mas preferi a janela! Linda, mais ou menos 1,50m de luz e de Sevilla. A cortina florida e pesada completa o estilo delicado da habitação. Uma estante para meus livros, uma praia de aquarela na parede salmão. Um chão de mármore quase branco e gelado que obriga aquecedor. Ao lado da cama, uma cômoda com fotos indispensáveis e (mais) livros idem.
Quando os sinos me acordam - literalmente - tenho que descer um lance para chegar à cozinha, e mais um para chegar à biblioteca (de onde vos escrevo). E, voltando à vaca fria, daí a importância dos interruptores inteligentes! Sempre que se quer subir ou descer e se acende a luz da escada, há outro interruptor bem no fim do trajeto para você poder apagá-la sem ter que descer ou subir tudo de novo. Acreditem: essa informaçào é importantíssima!

Mas estávamos na biblioteca... - personagem antiga deste mesmo blog. Ela é maior do que a foto pode mostrar e, em seu formato de L, acolhe um lindo e fresco jardim de inverno (ou verão). Em julho este é o melhor lugar da casa para driblar o calor de 50 graus (para mim, é o melhor lugar o ano inteiro!).
Três ambientes em um só: um para leitura, um para os computadores e um para a música. Aconchegadamente linda! O teto é de madeira clara e temos a opçào de sentar em pufs indianos, bancos de madeira ou poltronas confortáveis e quentinhas.

É em uma dessas que estou agora. Escrevendo e ouvindo o CD de um cantor de camarões que ouvi em uma rua do centro. Estou tranquila porque sei que quando subir as escadas escuras para meu quarto, daqui a alguns minutos, não precisarei da ajuda dos interruptores. No número 7 da rua Vergara já sei andar no escuro.
.......................................................................................................................................................................

Quando escrevemos o que vivenciamos, temos uma experiência dupla: lembrar do que foi especial e reinterpretar a vida de maneira criativa e saborosa (degustando cada vírgula e cada exclamação). Essa idéia maravilhosa, que dá ao escritor que nela acredita a oportunidade de tornar únicos os detalhes mais banais, foi a coisa mais legal que já ouvi classe de jornalismo: a maioria das vezes que escrevemos uma matéria, perdemos a oportunidade de torná-la singular no meio da avalanche midiática.
*Crédito das fotos à Manu


15 comentarios:

Anónimo dijo...

Hey...

Que legal... sua casa fica em frente à uma igreja... gótica.

Eu sempre imaginei a frente da sua casa bem diferente. Mesmo assim é uma casa muito charmosa. E é bem em frente à uma igreja... gótica. Que l-e-g-a-l!

Mas enfim, eu também iria me sentir maravilhosamente bem com essa casa aconchegante que você nos descreveu (pelo menos aparentemente).

Beijos grandes...

Fabio

Anónimo dijo...

Escrevo diante da janela aberta.
Minha caneta é cor das venezianas:
Verde!...E que leves, lindas filigranas
Desenha o sol na página deserta!

Não sei que paisagista doidivanas
Mistura os tons... acerta... desacerta...
Sempre em busca de nova descoberta,
Vai colorindo as horas quotidianas...

Jogos da luz dançando na folhagem!
Do que eu ia escrever até me esqueço...
Pra que pensar?Também sou da paisagem...

Vago, solúvel no ar, fico sonhando...
E me transmuto... iriso-me... estremeço...
Nos leves dedos que me vão pintando!

Mario Quintana



A praia do Santinho me pediu pra dizer que sente muito a tua falta!!!

A diferença é que toda vez que você escreve, ela se torna singular no meio da avalanche midiática.

um bejo

Anónimo dijo...

Laauuuuuuuuu!

Anónimo dijo...

Amigos, Você sabe para que serve um amigo?
Pra tanta coisa... não é? Para Instalar o XP no computador e não cobrar nada, mesmo perdendo horas e horas a fio!
Para trazer muamba do Paraguai e quase ser preso!
Para emprestar o carro e recebê-lo de volta com multa e 21 pontos na carteira.
Pra rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um cd, dar carona para festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra.
Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.
A amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu.
Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises e choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.
Um amigo não empresta apenas a prancha.
Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.
Um amigo não recomenda apenas um cd.
Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.
Um amigo não dá carona apenas para festa.
Te leva para o mundo dele e topa conhecer o teu.
Um amigo não passa apenas cola...
Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.
Um amigo não caminha apenas no shopping.
Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao
teu lado.
Um amigo não segura a barra, apenas.
Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.
Duas dúzias de amigos assim talvez ninguém tenha. Se tiver um, amém!
Obrigada por tua amizade... Ela é muito importante para mim!


LAU
ainda nao tinha entrado no blog depois q vc foi p i... falha minha..
me senti lendo um livro, um livro magico daquele tipo q qndo a gnt começa a ler nao consegue mais parar e se imagina no lugar da personagem a cada letra escrita!
OTIMO saber q vc esta bem por ai minha linda... hum, qria mto ir ao seu encontro! fazer nossa tattoo ai!!
te amo p sempre!!
saudade!!

Anónimo dijo...

Laaauu!!!
Ai meeu antes de mais nada...Aquele dia na net...Desculpaa!! Minha internet tá meio maluca tem dias q ela desconecta do nada...e ai só volta beeem mais tarde.. :(
Mas da próxima vez q vc entrar e eu tb estiver no msn...ligamos nossas cans de novo ok???

Hmmm qnto ao seu post...Não pude deixar de perceber o quão indispensável é a presença de um ARQUITETO no mundo!! hahaha... Viu...Se não fosse por "nós"...talvez vc n tivesse essa janelinha muito menos uma igreja tão linda p. ficar olhando...Hehehehh!!!

Hmmm tenho uma novidade que acho q vc vai gostar...(nada a ver c o post) Eu FINALMENTE comprei minha flauta transversal!!! Acho que começo as aulas nessa 4a já!!!

...Espero ver mais fotos tuas aqui no blog!

Se cuida!! Bjos e saudades

Rita Branco dijo...

Laurinha,

Teu reino, tua casa!
Linda!! Aproveite-a!!
Beijos muitos!
Rita

Anónimo dijo...

Lau,
voce se supera a cada post! É uma delicia ler tuas histórias tão bem escritas!
Hoje foi meu primeiro dia de aula! Adorei o esquema todo...Me lembrei de voce na aula de literatura quando a professora falava o quão irritante era Machado de Asis e a genialidade que estava por tras disso. Mas quer saber, que Machado de Asis que nada...Laura Toledo que é uma genia da escrita!

A casa deve ser um charme mesmo. Pela foto é linda, e voce mais linda ainda!
Te amo demais
saudades imensas

Anónimo dijo...

Lau... bom ver q vc realmente se rendeu à internet e está realmente atualizando sempre o seu blog... eh sempre uma nova e boa história p ler entre os trabalhos intermináveis... sempre uma surpresa boa, saber q vc está bem e se superando sempre nos textos... parabéns!
aproveita mt td ae...
t adoro menina!
saudades!!
bjaum!
Ligia

*em breve a gra vai receber a trufa q ainda está guardada no congelador!

Anónimo dijo...

lau do meu coração!!
como é bom ler estes textinhos tão lindos! como é bom saber que tu tá bem, guriazinha! como é bom! mesmo! tu tá fazendo uma falta danada por aqui, tenha certeza! em tudo o que fazemos, lembramos, pensamos, falamos de ti!
te cuida, tá, lau?!
mtas saudades!!
um beijo gigante!!

mari!

Anónimo dijo...

Oi Lolis,
Você está no paraíso!!!! Uma casa super gostosa, bons livros para ler e uma vista maravilhosa!!
É muito gostoso perceber que você está atenta a cada detalhe deste novo lugar.
Se você acordar outra vez no meio da noite, no escuro, primeiro: cuidado e depois, lembre-se que tem pessoas distantes que provavelmente estão dormindo..... e que te amam muito. Beijo imenso
Mami

Anónimo dijo...

LAUU!
adorei o cartão postal! o pessoal vai gostar tb! vou levar no próximo encontro da turma!
te cuida, meninoca!
saudadão!! bjss!

Unknown dijo...

Oi Laurinha querida!!! finalmente entrei! seu pai e sua mãe me passaram seu endereço, e estou adorando ler seu blog, é simplesmente viciante! escreve mais que é muito bom, vc escreve muito bem!!!
Um beijo grande da Cris de Floripa!
Ah Obrigada por ensinar à sua mãe as piscinas naturais da Barra,hehehe, devido a isso, fomos com o Bernard, dar uns bicos por lá, no final de semana passado! simplesmente maravilhoso!!!!

José Lacerda (Jolac) dijo...

Oi, Laurinha
Eu tenho tentado enviar alguns comentários para o seu blog, mas algo conspira contra... e nada tem saído. Tento, novamente, agora.
Seus textos são muito bons e acho que vc deveria ir preparando um livro sobre sua vivência em Sevilha, e só com crônicas (cada uma delas poderia ser como seus textos no blog).
Faça isso! O prazer de ter um livro publicado é imenso!
Ah! Corrija meu nome nos seus links. Saiu errado.

Anónimo dijo...

Laurinha

Agente tarda mas não falha. Tamo com muita saudade.

Que delicia te ouvir falar. Que coisa boa andar pelos corredores dessa casa - O sol entrando pela clarabóia.

Andar pelo escuro? - Que delicia estar em casa!- ... Mas se bem que, para você, não há dificuldade - “saiba que os poetas como os cegos podem ver na escuridão”.

Um beijo.
Obs. Não sei se temos mais inveja de você ou de Sevilha.

Anónimo dijo...

Oi Laura!!!! Fico feliz que tudo esteja dando certo e que sua casa seja tão aconchegante! Alias, ler seu blog é um prazer, adorei! Como andam o quadril e o cotovelo??? Espero que tudo esteja bem! Bjs