viernes, febrero 16, 2007

España con aceite


Aos que me querem bem uma boa notícia: sobrevivi! Sobrevivi ao meu primeiro terremoto – e nao se trata de uma metáfora! Até segunda de manhã nao sabia que Andalucía estava próxima a uma falha. Conto: estava eu, sozinha em casa, cozinhando minha pechuga de pollo con arroz y tomates (y aceite, ¡mucho aceite!).

Sem mais, algumas coisas começam a cair, ouço uns barulhos na sala e imagino que uma das muitas casas que estão em reforma aqui em Sevilla definitivamente desmoronou. E aliviada - e individualista - penso “que bom que não é a minha”! Sigo com meu almoço e finjo que nao escuto as sirenes na rua. Estávamos tranquillos, eu e meu pollo a la plancha.

No dia seguinte, primeira página dos jornais, MAIOR TERREMOTO EM 40 ANOS ASSUSTA SEVILLANOS. Pode?! Foram 6,1 graus na escala – nada mal para meu primeiro terremoto!!!
.....................................................................................................................................

Palavra de ordem: Azeite. MUITO AZEITE! Aos apreciadores desta iguaria deixo inveja! Aqui me compro um litro e meio do bom por alguns cents de Euro. Juro.

Digo isso para introduzir um tema gastrônomico importantíssimo. Iniciei-me nas tapas. Foi ontem, na compania de meu primo Tomás, depois de um belo passeio em Cádiz (uma cidade linda na costa). Cansados e famintos, entramos na taberna simples, azulejada, limpíssima. A idéia foi do Tô – apesar da vontade, não roubarei o crédito da descoberta.

O senhor fala ríspido: “un euro y cincuenta la tapa; três euros la ración”. 04 filés frescos (e grandes) de merluza + 01 tapa de batatas com cebola e salsinha nadando no azeite extra mega virgem + 01 água + 01 couvert de pao italiano. Nada igual! Para arrematar, nozes com cobertura de chocolate (1 euro o pacote) e café. E de sobremesa, uma exposição de esboços de Pablito, o Picasso, simplesmente linda, autêntica, gratuita e de frente para o mar. ¿Mais? Nada.

A Espanha me parece muito saborosa – com ou sem terremotos!
.............................................................................................................................................

¡Gracias a todos por tan cariñosos comentarios!


PS: prometo logo colocar fotos próprias!

10 comentarios:

Anónimo dijo...

Oi Lolis - que aventura!!! E voce comendo!!! (me lembra aquela piada do negão no banheiro quando o amigo caia do andaime,,,!)]

Caramba, eu nunca na vida tinha ouvido falar de terremotos na España...muito menos na região Sul, sempre tão tranquilaA

Ler teus textos é uma delicia - e a gente fica mais pertinho!]

Se cuide bastante e aproveite - tou ficando com vontade de executar o plano C e ir de vez pra España...quem sabe!

Beijos,

Papi

Anónimo dijo...

Hey...

Essa estória... hehehe... bricadeira... essa história merece uma parenteses...

Apenas uma observação de um estranho fato:
Acontece um terremoto 6.1 na escala daquele cara que ninguém consegue pronunciar o nome, tocam as sirenes de alerta de Sevilha, treme a estrutura do seu prédio, caem coisas no chão e você continua fazendo sua pechuguita maldita!??!! Isso é o cúmulo da distração!

Mas me deu uma fome agora. Suas palavras me deixam com fome.

Amo-a chica... e amo ler suas histórias.

bjos apertados

Fabio

ps: falar sobre comida boa é sempre um atrativo para a audiência do seu blog. pelo menos para mim é...

Pancho dijo...

Laurinha.estoy adorando todo y todas tus noticias e me asuste con el terremoto,cuidate mucho,aqui comenzo el carnaval y como voce sabe mi divercion es asistir las escolas. Adorei a X9 que apresento un arco iris no sambodromo. Andrea, Pedro e Ju estan na tabatinga, Paulinha en una cidade do interior,Tiago en
Floripa, Marina, Fabio e as mininas van amanha para Floripa. bueno Pancho trabalhando e Vivi en casa.
Tenho a historia da maritaca pra te contar.A Flavia e a Maria encontraron un filhote de maritaca e alimentaron cuidaron con todo amor do mundo. Un belo dia o filhote morreo as meninas ficaron desconsoladas se vistieron de preto para o enterro da maritaca a Flavinha boto ate sandalias pretas fores e tudo mais. No duvido nada que o santo Fabio no les compre una maritaca. Laurinha muitos beijos, carinhos de quien te ama.
Spomoci Boze.
Vivi.

Anónimo dijo...

Lauuuuu!
Aqui é a Fê e a Mari!
Viemos conferir se está tudo certinho com a senhorita! Ficamos muito felizes em saber suas aventuras espanholas!!! Meu deus terremoto de cara? Que sorte que tu levou para ai heim! cuidado! haiuahuiahuiah =PPP
Lauu! A gente tá indo agora festar o carnaval! Hoje a gente foi lah no bloco dos sujos.. cara.. e o cauê de chapinha??? haiuhaiuahuiah

(! ao contrário) Un grande beso!

Anónimo dijo...

E aí Laurinha!!
Sempre com histórias incríveis para nos contar....
Mas que concentração enquanto cozinhava,hein?! O terremoto praticamente passou desapercebido =] Só podia ser história de Laurinha mesmo!!!hahaha
Por aqui td tranquilo, apesar dos mil trabalhos!!
Quero ver suas fotos!!!
Mto bom saber noticias tuas!
Beijao bem grande,
Dani.

Anónimo dijo...

http://www.blackwater.com.br/


SURF< ARTE & < COMPORTAMENTO

bejos bejos

depois me diz oq vc axou

Rita Branco dijo...

Cheguei no Blog da Laurinha!!!!!!!!
Atrasada, mas explico: a nossa sevillana só me avisa agora que tem blog!!!!
Só de raiva meu post vai ser imenso, pois tenho que comentar tudo...pois eu não quero é ficar atrás né??
Laurinha querida, bem-vinda ao velho mundo, vai se acostumando, pois ele é velho mesmo!!!
Bom saber que você tá tão pertinho e que logo logo a gente vai se ver!
Bom, comento:
1. Teu post sobre saudades me fez chorar...logo de cara! Pois é amiguinha, esta é a pior parte da história...sinto tantas saudades de tudo...dos encontros das nossas famílias, dos nossos amigos, daquela beira-mar toda sob as nossas bicicletas!! E no final...aquela água de coco hein?? Saudades dos churrascos, das pizzas, da gente pedindo pra vc e pro José tocarem e cantarem pra nós a mesma música, que vcs já não aguentavam mais..hehhehe, bueno, saudades bate sempre, mas te aviso: dá prá acostumar!!
2. O taxista foi ligeiramente grosso? Não se preocupe, depois vem mais: vem a moça do café, o cara que vende jornal, a senhora da padaria, o condutor do autobus, os funcionários dos serviços públicos, enfim, divirta-se, pois os europeus não conseguem dar risada sem antes reclamar, fazer cara feia, soltar uma frase ríspida! E nós brasucas, sorrimos tão naturalmente, que vou te dizer uma coisa, cada dia que passa, tenho mais orgulho da nossa raça brasilis.
Enquanto isso, divirta-se e nunca se esqueça: não é nada pessoal, eles são assim mesmo!!!
3. A história do velhinho sevillano: aproveite todas as histórias que te contarem, é sabedoria, cultura pura. Esses velhinhos são o máximo, estão sempre dispostos a nos contar altas histórias, e você claro, arrasando em nos transcrevê-las, continue, adorei!!
4. Azeite, tapas e tudo! ou melhor É TUDO!!!! Laura, o sul é o melhor lugar que eu já comi na Espanha, e o presunto? já comeu? é maravilhoso! Ai ...enquanto saudades é o pior da história, comer É O MELHOR!!!
5 e último: não deixe o terremoto te abalar e aproveite, pois a Espanha é maravilhosamente linda!!
Me liga, quando puder!
Beijo, e prometo que os próximos comentários serão menores!!

Anónimo dijo...

Laurinha,

Comentar teu post depois da Rita escrever esse tratado acima fica difícil.
A portuguesa "new age" quando se inspira,não pára de escrever, caramba!!!
Incrível essa tua experiência com terremoto!! Eu, a exemplo do José Pai, não sabia que nessas bandas a terra tremia...
Menina, me deu uma baita inveja esse teu aceite puríssimo a centavos de euro. Eu sou viciado em azeite virgem (e aqui no Brasil, aqueles de boa qualidade são bem caros). Aproveite....
De fato, a culinária espanhola é muito rica e variada..Essas tapas são magníficas e caracterizam-se pela originalidade e sabor, apesar das misturas um tanto exóticas. Aproveite-as, também...

Bjs,

Maurão

Anónimo dijo...

Oi Lau!!
To falando cntg esperando vc postar seu proximo post!! eheheh

Entao deixa td p o proximo comentario!!
Rs
BBjooss

Anónimo dijo...

Oi, Laura! A Lula acabou de me contar da tua aventura. Divirta-se bastante!!! Bjs, ina.