lunes, febrero 12, 2007

Perdida nas ruas de Sevilla




Tenho que me redimir: hoje, depois de me ver perdida umas 15 vezes em menos de 3 horas, entendo o drama daquele taxista. De fato, esta cidade é um labirinto sem fim! Meu mapinha, adquirido há apenas dois dias, esta pedindo socorro. Dobrado, amassado, riscado, o pobre... não sabe mais aonde me levar!

Em uma destas incursões, na qual buscava sem sucesso uma academia de dança flamenca, encontro mais um tipo: estava eu em uma esquina, buscando em vão o lugar onde - tinha certeza - havia uma escola dessas. Juro! Estava ali no dia anterior! Eis que um senhor, com seu 70 e tantos, vendo a agonia em que nos encontrávamos (eu e o mapa), se aproxima para tentar ajudar. Digo que estou procurando uma escola de flamenco e, neste mesmo instante, inicia-se uma aula sobre a historia da dança Sevillana – e não flamenca, por favor! – que, segundo o simpaticíssimo, é única tanto em roupas como em músicas e melhor, que todas as outras e em tudo.

Creio que não preciso explicar a importância nem a relevância desta história para a continuidade deste blog. É simplesmente essencial:

Em 1911, fizeram em Sevilla um concurso para escolher o cartaz que divulgaria a grande feria de abril – festa tradicionalíssima da cidade. O ganhador, um artista plástico, depois de todos os avisos importantes, desenhou uma linda sevillana (que posso imaginar, com seus cabelos negros, amarrados no topo da cabeça) vestindo um traje comprido, amarelo, com 7 saiotes e top sem as mangas. Ao lado, avisa: “apresentação de modelos nunca vistos!”.

Como poderiam estar equivocados, a prefeitura que escolheu o cartaz e o artista que o pintou? É a prova de que o traje, que hoje que é relacionado à dança flamenca, na verdade é original de Sevilla. Ali diz “nunca antes vistos”, não diz? Então está dito!

E as letras, então?! As flamencas não têm sentido, nem mesmo as batidas no violão (que não são compostas em partitura!). Uma afronta considerar as sevillanas, que são 4, uma parte do flamenco! E reclama: “as que se dançam hoje são muito paradas. Antes fazíamos assim...”. E o Sr. José mostra com os pés que sabe do que está falando.

Agradeço ao sevillano que vive na Calle Almirante Espinosa e que me contou tão linda história - com detalhes que me dei a liberdade de ocultar – e me fez mais do que me indicar o caminho.

11 comentarios:

Anónimo dijo...

Laaaaaaaaaaaaau queria estar aí contigoooooooooooooooooo
Beijossssssssssss

Anónimo dijo...

Oi!! Lembra de mim??
Você conheceu a Laura por acaso??
Mandou o beijo por mim??

Bem... eu ouvi dizer que ela está tirando tanto proveito da viagem aí em sevilha que, com uma simples conversa com um señor sevilhano conseguiu escrever uma linda crônica! Isso, que foi só uma conversa rápida, com uma pessoa!
Imagine só quando a Laura começar as aulas!!??!

Mas é isso aí, eu fico por aqui (e por ali também).
Rimou né!

beijos apertados...

Fabio

Anónimo dijo...

Lolis,
Estamos aqui no hotel lendo suas historias deliciosas e imaginando o quanto voce esta aproveitando ai! Em todos os nossos momentos aqui nesse pais tambem distante, estamos pensando muito em voce! Voce esta junto com a gente, assim como o papi tambem esta...de coracao!
Nunca se esqueca, "quem tem boca vai a Roma"...ou fica perdido no Chile, lembra?
Um beijo enorme e muito apertado!
Saudades de quem te ama muito!
Mami e Cah

Anónimo dijo...

Laura....eu sabia que ia ser bom ler seu blog (já li algumas coisas suas), mas não imaginei que seria tão bom assim.....
Estamos todos viajando junto com voce e que experiencias incríveis (desde as mais complicadas - perdidos em sevilla - até as mais simples como uma informação na rua).
Escreva sempre e mais....estamos sempre ansiosos pela proxima postagem.....
Divirta-se muito...
Beijão

Anónimo dijo...

Laurinha!

Nossa,consegui imaginar vc bem perdidinha em Sevilla...muito boas as suas histórias!!!Vc conseguiu através do seu texto transportar a gente pra bem perto d vc!!
Saudades...
Aproveita muito aí!!
Te cuida!!

Beijaoo,

"Danão" hehe!

Anónimo dijo...

Laurinha,

Eu tinha certeza de que vc iria nos surpreender com textos magníficamente escritos, com uma clareza que só os mais renomados cronistas conseguem se expressar.
São mais ou menos assim as minhas sensações ao ler os seus "posts":
ler, entender tudo, emocionar-me...
Gente, que foi isso que essa pequena garota fez ao descrever a tal da dança sevillana!!!! Uma obra prima, por assim dizer...
Parabéns....paro por aqui pois ,de novo, estou emocionado.

Maurão

Pancho dijo...

´Laurinha.
Bueno escribo en mi lengua. Sabia que ya sos la mejor periodista de este mundo? Estoy adorando las historias y como estas te arreglando solita. Estoy muito orgullosa .Ya te extranõ mucho.Se cuida, los espanoles son muy dulces y bravos. Te amo mucho. Grandes carinos y muchos besos. ViVi.

Pancho dijo...

Laurita.
Quer dizer que é complicado lidar com táxi por ai? Aqui também, passo por cada uma!
Estou ensinando a Vivi a lidar com computador e Internet para que possa comunicar - se com a neta querida.Muita sorte por aí e parabéns pelo blog.
Bjs Pancho
www.pancho-sinalverde.blogspot.com
ilpostino@ig.com.br

Anónimo dijo...

lau, grande lau!
adorei o texto, adorei os detalhes, adorei a história e, principalmente, adorei saber que vc está adorando aí! =)
te cuida e continua mandando historinhas!!
um beijo gigante!
mari!

João dijo...

Bom saber que essas ruelas escondem boas histórias pra você nos contar!

Um beijo!
João

Anónimo dijo...

Se a Laura n estivesse perdida nao seria a Lauraa!!!! hahahahaha..!!!
Ve se aprende a dançar ai p. eu poder cobrar uma apresentação qndo vc voltarrr!! hahaha!!

Bjinhos Lau Se cuida tá???
Te Amo!