miércoles, marzo 07, 2007

Grandes obras


Fui viajar e não fui sozinha. Meus companheiros de excursão foram Pablo (o Picasso), Juan (o Miró), Salvador (o Dali), o Chico (Goya), um holandês chamado Vicente e um outro “carinha”, o Tintô (...retto). A excursão estava cheia: Tolousse-Lautrec e Matisse se empuraram para entrar no busão já lotado. Modigliani foi mais esperto e se meteu no porta-malas. Manet dividiu acento com Monet e Degas acabou ficando de pé. Mas foram todos comigo nesta viagem – que de ruim só teve o pop-flamenco do motorista.

Fomos todos a Madrid. Mas também fomos a Guernica. Aprendemos com um simpático professor de história da arte, acompanhado por 40 crianças de olhos arregalados e dedos cheios de perguntas, que a luz no topo do quadro-poesia é uma luz de esperança. Seu discurso arrepiou até Velásquez (bem discreto até então).

Aprendemos, nós, as 40 crianças e todos os outros que espichavam cabeças na sala lotada, que Guernica não é um quadro de guerra, mas sim do que queira nossa imaginação e nossa vontade de interpretar. Percebemos que há uma parte do quadro que grita e outra que cala. Há também a mãe com o filho no colo, uma Pietá quadridimensional de puro sentimento.

Depois de deixar meus companheiros no Museu do Prado, fui para a parte 2 da minha vigem. Uma viagem ao passado. E que lindo passado! Um passado imortalizado nas deliciosas histórias do Tio Luis, irmão do meu avô (como àquela que se refere ao encontro de meu pai com a minha mãe e que, depois de uma ajudinha de leve do próprio tio Luís, resultou em namoro e em casamento). Um passado com cheiro inesquecível de Cochinillo, feito no Botin - o restaurante mais antigo do mundo e o mais freqüentado pela minha família. Passado de fotos da Tia Maria Rita, tão carinhosa e alegre. Passado de futuros, em cada um dos meus priminhos encantadores! Uma viagem de conteúdo histórico, familiar e sentimental, acima de tudo!

Nesta viagem que foi muitas, também descobri tesouros: tios, tias, primos e primas, de inúmeros graus de parentesco. Seu valor não foi ainda calculado, mas deve superar o da obra de Picasso – ele mesmo me garantiu que sim.

Essa é minha desculpa por não ter atualizado o blog nestes últimos dias. Tenho certeza de que, felizes, aceitarão.




11 comentarios:

Anónimo dijo...

eee, primeiro comentário, aí vai:
lau!!!
que delícia essa viagem! além do mais, na companhia de personas tão ilustres! que delícia! já estava aguardando uma nobre desculpa para esse tempo sem postagem, hehe!
mais uma vez, fico contente da vida em saber que vc tá feliz e faceira por essas bandas, viu? demais! curte aí, que, aqui, a gente vai levando e te esperando!
um beijo gigante da amiga que tá lotada de saudades
mari!

Anónimo dijo...

Lolis, que alegria me dá voce conhecendo tudo isto..

Me leva de volta para quando eu fui conhecer a Espanha, estes mesmos tios e tias, ha muitos, muitos anos atrás. É tão bom saber que voce pode ainda desfrutar deles todos, ouvir suas estorias...(eles sempre têm uma!!)!

Que bom tambem poder ver tanta arte, tanta genialidade, e isso que voce só está começando - espere para ir para a Italia...

Beijos!

Papi

Anónimo dijo...

Laaaaau
que delicia tudo isso!
Com certeza não tem valor maior do que o de poder estar com a familia, vivendo um pouco desse passado que nos faz entender melhor o presente!
Deve ter sido uma experiencia maravilhosa!
Mande um abraço a todos eles por mim!
Saudade enorme de voce!
Se cuida,
beijoos

Rita Branco dijo...

Laurinha, Laurinha...
Já era tempo de mais notícias!!
Estou viciada no teu blog e da Many!
Que delícia essa viagem hein?
É bom demais ver pessoas das nossas origens,né?
Desfrute sempre estes momentos, valem muito!
Eu e o Tio Rui, ficamos com inveja...vem nos visitar também???...
Muitos beijos!!!!!
(Tia) Rita

José Lacerda (Jolac) dijo...

Oi, Laura
Li seu texto e achei - como os demais - demais! Desculpe o jogo de palavras.
Considerando quem foi junto, acho que sua família deve estar toda embalsamada, nestas alturas. O Jota até disse que já os visitara, (sic) há muitos anos atrás. Logo, na verdade, vejo você em um museu de cera, com todos os pintores citados, mais as tias, tios e primos. Todos sorrindo, nenhum com pressa, todos fazendo cera!Cada um de braços abertos, esperando por você - e tudo ao alcance de um ticket de entrada no museu!
Que beleza!
Deixando de lado os comentários inadequados, vejo que você curtiu tudo e todos.
Parabéns! Já pensou na minha sugestão de fazer um livro? Esta é a segunda vez que sugiro.
Vamos lá, ura!
Escreva seu livro!
Um abração amigo.
Jolac

Anónimo dijo...

Oi Lolis,
Que inveja deste seu final de semana! Queria estar aí com vocês. Picassos, Mirós e principalmente com a família. Eu já fui com o tio Luis neste restaurante e é realmente maravilhoso.
A pergunta que não quer calar:.... você dançou no bumba? Poderia ter sido uma experiência inédita.
Beijo enorme
Mami

Anónimo dijo...

Heyy...

Uau! Quantas pessoas interessantes estavam no seu ônibus! Deve ter sido um momento realmete único estar dentro de um ônibus cheio de pessoas mortas...

mas enfim, deixo por sua conta a vontade de imaginar e criar. Eu continuo adorando participar da sua aventura por este blog! Mesmo com fantasmas, conspirações, terremotos e etc.........

ADORO!!

beijos apertados,

Fabio.

Anónimo dijo...

Laura,
a sua viagem está magnifica, mas acredite, não está mais deliciosa do que a nossa ao passear pelas suas palavras.
Os lugares e as pessoas tem um "sabor" diferente quando são descritos por voce.
Aguardamos ansiosos os próximos capítulos....
Beijão

Anónimo dijo...

Laura,

Dia desses, ao abrir o teu blog, deparei-me com o post relativo à sua visita ao museu.
Fiquei tão extasiado com tudo aquilo que vc escreveu que não tive dúvida: chamei todos aqueles colegas de trabalho ao meu redor e li, em voz alta, o seu maravilhoso texto, para eles.
O resultado foi o seguinte: já tenho mais ou menos uns 12 livros seus vendidos antecipadamente. Aproveite a idéia do JOLAC (quem é esse cara, com um nome tão estranho!) e edite logo o teu livro.Ah, e não se esqueça de que o JOTA já topou patrociná-la.

bjs,

Maurão

Anónimo dijo...

Laauu linda do meu coraçãão...!!! Mesmo qndo EU estou desanimada...me alegro só de imaginar VC feliz ai!!! Seus textos, sua vontade, dedicação...Isso já me põe p cima...Sua felicidade, acredite ou não, é uma peça importantissima p mim!! :)

Qnto ao texto...nunca é demais conhecer mais um pedaço da familia né??...Co nhecer hisórias novas, coincidências que com certeza n devem ser apensa coincidências...Enfim...!!! Agora sua familia, mesmo sendo a mesma...Cresceu...P VC!! ;)

Bjinhos Lau e muitas saudades de vc viiuu!!
Um abraço bemmmmm apertado de uma amiga que te ama demais...!!!


Ps:Hahahah Nao posso nunca deixar de ler os comentarios do Sung!! Ri demais nesse hahaha!!

Anónimo dijo...

ÊEEEE SAUDADEEESSSSSSS QUE BATE NO MEU CORAÇÃOOOOOOOOOO!!!!!!!!