martes, abril 14, 2009

A Somália entrou no mapa


Os cada vez mais frequentes ataques de piratas a embarcações européias e americanas colocaram a Somália no mapa. Como de costume, a resposta enfática dos líderes ocidentais poderá dar conta dos problemas momentâneos gerados pelos ataques. Não mais que isso. Ninguém ainda mostrou sinais de que espiará o que acontece logo ali, em terra firme.

Desde 1995, quando a ONU resolveu abandonar o território controlado por milícias e chefes tribais, o mundo esqueceu das paredes bombardeadas de Mogadiscío. Foi uma desistência multilateral, um atestado de inoperância.

Como diz o jornalista Ramón Lobo, a pirataria é a única indústria que funciona. No ano passado, o negócio rendeu 75 milhões de euros.

Post de Fábio Zanini no blog Pé Na África.


Reportagem fotográfica do ElPais.

1 comentario:

Giselle Guginski dijo...

Oi Laurinha

Tudo bem contigo? Saudades imensas de vc! Vamos combinar ago qquer hora dessas para colocarmos o papo em dia! E please, não vai pra Somália agora, que vc deixa todo mundo aqui com o coração na mão!
Estou doida de vontade de ver as tuas fotos, que coisa linda a foto daquela senhora assando o pão, to doida pra ver as outras.
Como estão os teus planos pra ir pra Espanha?
Bjs